sábado, 26 de janeiro de 2008

PESQUISA PARTICIPANTE

DEFINIÇÃO:

Segundo Grossi (1981): "Pesquisa participante é um processo de pesquisa no qual a comunidade participa na análise de sua própria realidade, com vistas a promover uma transformação social em benefício dos participantes que são oprimidos. Portanto, é uma atividade de pesquisa, educacional orientada para a ação. Em certa medida, tentativa da Pesquisa Participante foi vista como uma abordagem que poderia resolver a tensão contínua entre o processo de geração de conhecimento e o uso deste conhecimento, entre o mundo "acadêmico" e o "irreal", entre intelectuais e trabalhadores, entre ciência e vida."

Para Brandão (1984) : Trata-se de um enfoque de investigação social por meio do qual se busca plena participação da comunidade na análise de sua própria realidade, com objetivo de promover a participação social para o benefício dos participantes da investigação. Estes participantes são os oprimidos, os marginalizados os explorados. Trata-se, portanto, de uma atividade educativa de investigação e ação social.

Lakatos e Marconi(1991) definem a pesquisa participante como um tipo de pesquisa que não possui um planejamento ou um projeto anterior à prática, sendo que o mesmo só será construído junto aos participantes (objetos de pesquisa). os quais auxiliarão na escolha das bases teóricas da pesquisa de seus objetivos e hipóteses e na elaboração do cronograma de atividades.

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HISTÓRICO:

Nos anos 60, a América vivia um contexto sócio-econômico em que a sociedade passava por processos de mudanças estruturais, várias experiências nas áreas de educação e ciências sociais surgiram neste período. Dentre outras, a "pesquisa participante" que visava maior aproximação entre o pesquisador e o objeto de sua pesquisa. Este trabalho social recebeu várias denominações, dependendo do país ou da área de conhecimento e atuação: se na educação ou nas ciências sociais, se no trabalho com alfabetização de camponeses ou trabalhadores urbanos, entre outros.

Segundo Gajardo, o termo "pesquisa participante" foi criado por pesquisadores norte-americanos e europeus envolvidos com projetos de intercâmbio com países do Terceiro Mundo, na área das ciências sociais.

Reinvidica-se a Paulo Freire o título de criador de um estilo alternativo de pesquisa e ação educativa, devido ao conjunto de experiências que sustentadas pela concepção conscientizadora de educação, desenvolvida em fins da década de 60, no âmbito das transformações agrárias operadas em alguns países da América do Sul (Chile e Peru são os casos mais significativos.

A experiência foi realizada no asentamiento El Recurso (Chile), idealizada e coordenada a sua primeira fase por Paulo Freire onde os camponeses de um assentamento foram convidados a participar de um estudo que possibilitaria uma programação de atividades educativas de acordo com suas necessidades e interesses.

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CARACTERÍSTICAS DA PESQUISA PARTICIPANTE, SEGUNDO TANDON:

a) É um processo de conhecer e agir. A população engajada na pesquisa participante simultaneamente aumenta seu entendimento e conhecimento de uma situação particular, bem como parte para uma ação de mudança em seu benefício.

b) É iniciada na realidade concreta que os marginalizados pretende mudar. Gira em torno de um problema existente. Caso haja consciência suficiente, a própria população inicia o processo e pode até mesmo dispensar o perito externo. Mas ainda começando pelo perito, o envolvimento da população é essencial.

c) Variam a extensão e natureza da participação. No caso ideal, a população participa do processo inteiro: proposta de pesquisa, coleta de dados, análise, planejamento e intervenção na realidade.

d) A população deve ter controle do processo.

e) Tenta-se eliminar ou reduzir as limitações da pesquisa tradicional. Pode empregar métodos tradicionais na coleta de dados, mas enfatiza posturas qualitativas e hermenêuticas, e a comunicação interpessoal.

f) É um processo coletivo.

g) É uma experiência educativa.

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PROPOSTA DE MODELO DE PESQUISA PARTICIPANTE

Primeira fase: Montagem Institucional e Metodológica da Pesquisa Participante

- discussão do projeto de pesquisa participante com a população e seus representantes;

- definição do quadro teórico de pesquisa participante, isto é, objetivos, conceitos, hipóteses, métodos, etc.;

- delimitação da região a ser estudada;

- organização do processo de pesquisa participante (instituições e grupos a serem associados, distribuição das tarefas, procedimentos e partilha das decisões, etc);

- seleção e formação dos pesquisadores ou de grupos de pesquisa.

- elaboração do cronograma de operações a serem realizadas.

Segunda fase: Estudo Preliminar da Região e da População Envolvida

- Identificação da estrutura social da população envolvida.

  • diferenciar as necessidades e os problemas da população estudada segundo as categorias ou as classes sociais a que compõem.

  • selecionar a população para a qual se deseja intervir.

  • preparar uma efetiva descentralização da pesquisa ao nível dos grupos sociais mais oprimidos e mais afastados do poder, de modo geral.

- Descoberta do universo vivido pelos pesquisados.

- Pesquisa de dados sócio-econômicos e tecnológicos.

- Difusão dos resultados junto a população (feedback).

Terceira fase: Análise crítica dos problemas considerados prioritários e que os participantes desejam estudar

- Constituição de grupos de estudo

- Análise crítica dos problemas

Quarta fase: Programação e Aplicação de um Plano de Ação (incluindo atividades educacionais) que Contribua para a Solução dos Problemas Encontrados

- Atividades educativas que permitam analisar melhor os problemas e as situações vividas;

- Medidas que possam melhorar a situação a nível local;

- Ações educativas que permitam cumprir essas medidas;

- Ações para promover as soluções identificadas a médio e longo prazos, em nível local ou mais amplo.

A PESQUISA PARTICIPANTE É UM PROCESSO PERMANENTE.

O processo de pesquisa participante não termina com a quarta fase. A análise crítica da realidade, a execução das ações programadas conduzem ao descobrimento de outros problemas, de outras necessidades, de outras dimensões da realidade. A ação pode ser uma fonte de conhecimentos e de novas hipóteses.

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ALGUNS EXEMPLOS DE APLICAÇÃO DA PESQUISA PARTICIPANTE

  • Estabelecimento de programas públicos - plataformas políticas
  • Elaboração de conteúdos programáticos
  • Priorização e determinação de ações básicas de grupos de trabalho.

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BIBLIOGRAFIA

BRANDÃO, Carlos R. Repensando a Pesquisa Participante. São Paulo, Brasiliense,1985.

_______________. Pesquisa Participante. São Paulo. Brasiliense,1986

EZPELETA, Justa; ROCKWELL, Elsie. Pesquisa Participante, São Paulo, Cortez, 1989

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social. Petrópolis.Vozes, 2002

<http://www.ead.fea.usp.br/cad_pesq/arquivos/c00-art01.pdf >Acesso em out.2002.

<http://www.ghad.com.br/materias/MetodologiaPesquisaSocial.htm> Acesso em out.2002

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