DEFINIÇÃO: Segundo Grossi (1981): "Pesquisa participante é um processo de pesquisa no qual a comunidade participa na análise de sua própria realidade, com vistas a promover uma transformação social em benefício dos participantes que são oprimidos. Portanto, é uma atividade de pesquisa, educacional orientada para a ação. Em certa medida, tentativa da Pesquisa Participante foi vista como uma abordagem que poderia resolver a tensão contínua entre o processo de geração de conhecimento e o uso deste conhecimento, entre o mundo "acadêmico" e o "irreal", entre intelectuais e trabalhadores, entre ciência e vida." Para Brandão (1984) : Trata-se de um enfoque de investigação social por meio do qual se busca plena participação da comunidade na análise de sua própria realidade, com objetivo de promover a participação social para o benefício dos participantes da investigação. Estes participantes são os oprimidos, os marginalizados os explorados. Trata-se, portanto, de uma atividade educativa de investigação e ação social. Lakatos e Marconi(1991) definem a pesquisa participante como um tipo de pesquisa que não possui um planejamento ou um projeto anterior à prática, sendo que o mesmo só será construído junto aos participantes (objetos de pesquisa). os quais auxiliarão na escolha das bases teóricas da pesquisa de seus objetivos e hipóteses e na elaboração do cronograma de atividades. | |||||
HISTÓRICO: Nos anos 60, a América vivia um contexto sócio-econômico em que a sociedade passava por processos de mudanças estruturais, várias experiências nas áreas de educação e ciências sociais surgiram neste período. Dentre outras, a "pesquisa participante" que visava maior aproximação entre o pesquisador e o objeto de sua pesquisa. Este trabalho social recebeu várias denominações, dependendo do país ou da área de conhecimento e atuação: se na educação ou nas ciências sociais, se no trabalho com alfabetização de camponeses ou trabalhadores urbanos, entre outros. Segundo Gajardo, o termo "pesquisa participante" foi criado por pesquisadores norte-americanos e europeus envolvidos com projetos de intercâmbio com países do Terceiro Mundo, na área das ciências sociais. Reinvidica-se a Paulo Freire o título de criador de um estilo alternativo de pesquisa e ação educativa, devido ao conjunto de experiências que sustentadas pela concepção conscientizadora de educação, desenvolvida em fins da década de 60, no âmbito das transformações agrárias operadas em alguns países da América do Sul (Chile e Peru são os casos mais significativos. A experiência foi realizada no asentamiento El Recurso (Chile), idealizada e coordenada a sua primeira fase por Paulo Freire onde os camponeses de um assentamento foram convidados a participar de um estudo que possibilitaria uma programação de atividades educativas de acordo com suas necessidades e interesses. | |||||
CARACTERÍSTICAS DA PESQUISA PARTICIPANTE, SEGUNDO TANDON:
| |||||
PROPOSTA DE MODELO DE PESQUISA PARTICIPANTE Primeira fase: Montagem Institucional e Metodológica da Pesquisa Participante
Segunda fase: Estudo Preliminar da Região e da População Envolvida
Terceira fase: Análise crítica dos problemas considerados prioritários e que os participantes desejam estudar
Quarta fase: Programação e Aplicação de um Plano de Ação (incluindo atividades educacionais) que Contribua para a Solução dos Problemas Encontrados
A PESQUISA PARTICIPANTE É UM PROCESSO PERMANENTE. O processo de pesquisa participante não termina com a quarta fase. A análise crítica da realidade, a execução das ações programadas conduzem ao descobrimento de outros problemas, de outras necessidades, de outras dimensões da realidade. A ação pode ser uma fonte de conhecimentos e de novas hipóteses. | |||||
ALGUNS EXEMPLOS DE APLICAÇÃO DA PESQUISA PARTICIPANTE
| |||||
BRANDÃO, Carlos R. Repensando a Pesquisa Participante. São Paulo, Brasiliense,1985. _______________. Pesquisa Participante. São Paulo. Brasiliense,1986 EZPELETA, Justa; ROCKWELL, Elsie. Pesquisa Participante, São Paulo, Cortez, 1989 MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social. Petrópolis.Vozes, 2002 <http://www.ead.fea.usp.br/cad_pesq/arquivos/c00-art01.pdf >Acesso em out.2002. <http://www.ghad.com.br/materias/MetodologiaPesquisaSocial.htm> Acesso em out.2002 |
sábado, 26 de janeiro de 2008
PESQUISA PARTICIPANTE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário